sábado, 21 de maio de 2011

Strauss-Khan e sexismo

Strauss-Kahn and Schwarzenegger
When a term such as “sex scandal” is used to describe behaviors running the gamut from politically irrelevant to legally actionable, I’d say we’ve got a problem. And the weird accident of timing here reveals how badly we still confuse consensual if illicit sex with violence against women.
Quando um termo qcomo "escândalo sexual " é usado para descrever os comportamentos que vão do politicamente irrelevante ao juridicamente acionável, eu diria que temos um problema. E o estranho aqui revela o quanto ainda se confundem sexo consensual, mesmo ilícito, com violência contra as mulheres.
http://www.washingtonpost.com/opinions/why-the-strauss-kahn-and-schwarzenegger-scandals-dont-go-together/2011/05/19/AFZi2u7G_story.html


Organizações feministas publicaram uma petição dizendo que estavam "chocadas com a inundação diária de comentários misóginos feitos por figuras públicas" desde que o ex-ministro das finanças havia sido preso. Ele nega as acusações e está atualmente em liberdade sob fiança.
No comunicado, as feministas dizem que amigos e aliados de Strauss-Kahn minimizaram a situação da suposta vítima, na pressa de defender o membro do partido Socialista, que até sua queda estava cotado para derrotar o presidente Nicolas Sarkozy nas eleições presidenciais, em 2012.
O advogado da funcionária disse que sua cliente é uma viúva de 32 anos da Guiné, no oeste da África, e que tem uma filha de 15 anos.
"Nós não sabemos o que aconteceu em Nova York no sábado dia 14 de maio, mas sabemos o que tem acontecido na França na última semana. Estamos testemunhando um aumento repentino de comentários sexistas e reacionários, em meio à elite francesa", disseram os grupos em comunicado, no site do jornal Le Monde.
(...)
Os grupos afirmaram que 75 mil mulheres são estupradas na França todo ano e que a linguagem sexista em público tende a minimizar a gravidade do crime, transformando-o em um ato vago e relativamente aceitável.
As ativistas se referiram a comentários específicos, incluindo um do ex-ministro da cultura e aliado de Strauss-Kahn Jack Lang, que disse que o ex-chefe do FMI deveria ter sido solto antes sob fiança, considerando que "ninguém tinha morrido".
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE74K07V20110521

Nenhum comentário:

Postar um comentário