sábado, 21 de maio de 2011

Puerta del Sol - 15M

Hoje é a BBC que divulga (...) que “cerca de 25 mil manifestantes desafiaram uma proibição do governo da Espanha e continuaram acampados durante a noite desta sexta-feira em uma praça da capital, Madri”.
A proibição decretada pela Justiça entrou em vigor à meia-noite, mas as multidões continuaram no local, e a polícia não entrou em ação para desmobilizar o protesto, diz
A manifestação começou há seis dias na praça Puerta del Sol, de Madri, com jovens espanhóis sentando-se e preparando acampamento no local, para protestar contra o indice de 45% de desemprego entre a população jovem do país.
http://www.tijolaco.com/


Os manifestantes, em sua grande maioria jovens, contaram que o protesto foi inspirado nas revoltas árabes ocorridas nos últimos meses. Eles protestam, principalmente, contra a taxa de desemprego de 21%, a maior na zona do euro, e que atinge cerca de 4,9 milhões de pessoas. Entre os jovens, essa taxa é de 42%.
http://www.sidneyrezende.com/noticia/131717+jovens+espanhois+fazem+protestos+contra+desemprego+na+espanha

há pontos do manifesto 15-M que são de índole reformista e consensuais: a revisão da lei eleitoral que favorece os grandes partidos, a existência de listas abertas que permitam eleger representantes não ligados à corrupção. Os aspectos económicos são mais utópicos, com excepção para a defesa da taxa Tobin (que incide sobre as movimentações financeiras internacionais de carácter especulativo) ou de um IVA mais progressivo.

Para já, os manifestantes contam com uma vitória. Menos de um ano depois da reforma das leis laborais, o Governo deu até meados de Junho aos parceiros sociais para chegarem a acordo sobre novos tipos de contrato de trabalho, de formação e de estágio a tempo parcial, de forma a combater o desemprego jovem.
http://www.publico.pt/Mundo/protesto-inedito-marca-ida-as-urnas-em-espanha_1495295




Eles questionam ainda o grande número de contratos de trabalho temporário, que oferecem pouquíssimos benefícios.

Despertos desde as primeiras horas deste sábado (21/05), dezenas de milhares de madrilenses seguem acampados na Praça Porta do Sol, na capital espanhola, no sétimo dia seguido de protestos contra a crise política e econômica pela qual passa o país. Madri é o epicentro do movimento popular conhecidos como 15-M (em alusão à data de seu início, 15 de maio) que, até o momento, tem ocorrido de forma absolutamente pacífica nas principais cidades do país.
(...)
O que mais surpreende a Laura, aos jornalistas e, principalmente à polícia, é como o movimento se tornou um protesto pacífico e organizado. Divididos em diversas comissões como de educação, comunicação, infraestrutura, arte, alimentação, limpeza e dormitório, os jovens, todos voluntários que, dia após dia, aderem à ocupação da praça e revezam-se em cada uma das tarefas. Os megafones espalhados por todos os lados da praça alertam constantemente para o cuidado especial com a limpeza, a não-violência e a proibição de bebidas alcoólicas.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/MANIFESTANTES+IGNORAM+PROIBICAO+JUDICIAL+E+PERMANECEM+ACAMPADOS+NAS++PRINCIPAIS+CIDADES+ESPANHOLAS_12081.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário