terça-feira, 24 de maio de 2011

Israel

24/05/2011 - 14:44 | Efe | Washington
Opera Mundi
Em discurso inflexível, Netanyahu reitera rejeição de devolver territórios palestinos anteriores a 1967
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um discurso agressivo e inflexível realizado nesta terça-feira (24/05) no Congresso dos Estados Unidos, disse estar disposto a fazer “concessões dolorosas” para obter a paz com os palestinos. Entretanto, afirmou que não aceitará voltar às fronteiras de 1967, estabelecidas antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, e também não cogita ceder a parte oriental de Jerusalém.
(...)
Como argumento, falou que milhões de judeus vivem há décadas em assentamentos que ficariam dentro do território que antes pertencia aos palestinos, e que seu país não estaria disposto a se desfazer das colônias. Também alegou motivos de segurança, ao indicar que essas fronteiras seriam indefensíveis.
(...)
Inflexível, voltou a exigir que o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmud Abbas, rompa o recente pacto de reconciliação entre os grupos políticos e militantes Fatah, que governa Cisjordânia, e o Hamas, que comanda a Faixa da Gaza e não reconhece a existência do Estado judeu.
operamundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário