domingo, 22 de maio de 2011

Inflação: táxis, restaurantes, escolas, estacionamento, aluguel, médico, ...

Matheus Dunham, para Consulado Social
24 de maio de 2011 - 10:06
São Paulo tem alta de 15,8% no contrato de alguel em 12 meses
Segundo dados da Pesquisa Mensal de Locação Residencial, divulgada hoje (24), através do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), os novos contratos de aluguéis de casa e apartamentos fechados em abril deste ano na capital paulista, obteve um consideravelmente aumento, uma média de 15,82%, acumulado dos últimos 12 meses. Em relação ao mês de março a alta do mês de abril foi de 2,2%.
consuladosocial.com.br


22 - May
Brizola Neto no Tijolaço.com
Coimbra: a oposição apostou na inflação
Em outro excelente artigo no Correio Braziliense, o sociólogo Marcos Coimbra analisa a “torcida” da oposição (e da mídia, digo eu) , pelo recrudescimento da inflação como forma de desgaste do Governo Dilma.
tijolaço


A volta da inflação
Marcos Coimbra, no Correio Braziliense, reproduzido em Tijolaço.com
(...)
o fato é que o assunto funciona como argumento para os que não gostam de Lula e não gostaram da vitória de Dilma. Dizer que “a inflação está de volta” é uma forma de crítica retrospectiva ao que o ex-presidente fez, especialmente no último ano. E é uma maneira de desmerecer o resultado da eleição presidencial.
A “volta da inflação”, nessa perspectiva, é o preço que o país inteiro pagaria pela ânsia continuísta dos que detinham o poder e não titubearam em colocá-lo outra vez à beira do abismo hiperinflacionário. É, também, uma justificativa que torna menos vergonhosa a derrota que as oposições sofreram nas urnas, ao demonstrar a imoralidade do sucesso lulista. Elas teriam perdido para uma gigantesca mentira, não por seus próprios erros.
Para uma parcela nada pequena da sociedade brasileira, porém, a discussão a respeito da “volta da inflação” não faz sentido. São os que acham que ela nunca foi embora e que, se não foi, como poderia voltar?
(...)
Ninguém duvida que, se a inflação ficar muito alta, fugindo do controle do governo, sua imagem será abalada. Mas erra quem põe suas fichas na torcida de que a “volta da inflação”, nos níveis esperados, o desgaste.
tijolaco


22 de maio de 2011 | 8h 32
AE - Agencia Estado
(...)
Nos últimos 12 meses, comer fora de casa ficou 12,7% mais caro, estacionar o carro subiu 10,9%, a mensalidade da escola das crianças aumentou 9,1%, o aluguel subiu 9,9% e a consulta do médico pesa 10,4% mais no orçamento, revela cálculo da Quest. Boa parte dos reajustes é o dobro da inflação do período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que já subiu salgados 6,5%.
Na cidade de São Paulo, existem 35 mil táxis em circulação, a terceira maior frota municipal do mundo. No entanto, nenhuma nova licença foi concedida nos últimos seis anos, período de forte crescimento da demanda. Os preços da corrida estão entre os mais altos do Brasil e são o triplo de Buenos Aires.
O mercado está tão aquecido que permitiu um reajuste de 16% na tarifa de táxis da cidade em novembro, sem nenhum impacto na demanda. (...)
estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário