segunda-feira, 23 de maio de 2011

Siria -

UE decide punir Bashar al-Assad
(AFP) – 23/05/2011
Depois dos Estados Unidos, a União Europeia (UE) decidiu nesta segunda-feira congelar os bens do presidente sírio Bashar al-Assad e impor uma proibição de visto, além de aumentar a pressão sobre o Irã, seu principal aliado regional.
A UE decidiu punir pessoalmente Bashar al-Assad pela violenta repressão de seu regime aos protestos populares que começaram em março. Segundo a ONU e organizações de defesa dos direitos humanos, mais de 900 pessoas já foram mortas pelas forças de segurança
AFP


Até este momento, o Conselho de Segurança [da ONU] não reagiu oficialmente à situação síria devido às reticências de Rússia e China, mas o chanceler francês, Alain Juppé, disse que uma maioria começou a se delinear no sentido de condenar o regime de Al-Assad.
Jornal do Brasil.com.br

17/05/2011 às 17h25:
Letícia Casado, para o R7
Comunidade síria apoia regime e fala em complô dos EUA
Apesar da violenta repressão contra os opositores, o presidente da Síria, Bashar al Assad, conta com o apoio de boa parte dos conterrâneos que vivem no Brasil. Não há estatísticas oficiais, mas as autoridades consulares falam em seis milhões de sírios e descendentes em terras brasileiras. Os membros da comunidade ouvidos pelo R7 não escondem a simpatia pelo líder, torcem para que o regime não caia e não descartam a possibilidade de que agentes estrangeiros estejam acirrando as revoltas.
(...)
A maioria dos entrevistados reconhece que houve “excessos” por parte do Exército. Eles ressaltam, no entanto, que a decisão de derrubar Assad deve vir das urnas, em eleições diretas. Pelas regras atuais, o presidente é indicado pelo Parlamento e depois confirmado em um referendo.
Ocorre que a Síria é controlada por um partido único, o Baath. Tanto em 2000 quanto em 2007, Assad não teve adversários nas eleições. Na última, o presidente recebeu 97,62% dos votos, de acordo com a contagem oficial.
Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário