terça-feira, 24 de maio de 2011

Desmatamento -

Câmara aprova anistia a desmatador
25 de maio de 2011 | 0h 00
Marta Salomon e Eugênia Lopes - O Estado de S.Paulo
"Novo Código causou alta no desmate"
O aumento no ritmo das motosserras na Amazônia está relacionado à reforma do Código Florestal em discussão no Congresso Nacional. É o que afirma documento assinado pelo secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Torres Maia, submetido ao gabinete de crise criado nesta semana pelo governo federal para combater o desmatamento na Amazônia. O documento diz que se criou a expectativa entre proprietários de terra de que não seriam concedidas novas autorizações para desmatamento e que os responsáveis seriam anistiados.
O gabinete de crise foi criado pela ministra Izabella Teixeira após o anúncio do aumento de 473% na destruição da floresta na Amazônia em março e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010.
Estadão


Edição de 19/05/2011 - Meio ambiente
Aumenta desmatamento na Amazônia
Brasília – Mais do que quintuplicou o ritmo das motosserras na Amazônia no bimestre março-abril, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os satélites de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais rápidos e menos precisos, registraram o corte de 593 quilômetros quadrados de florestas, extensão equivalente a mais da terça parte da cidade de São Paulo.
http://gazetadosul

O Código e o desmatamento
24 de maio de 2011 | 0h 00
- O Estado de S.Paulo
Diante dos dados do Inpe, a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, declarou que não concordava com os números levantados, que seriam pontuais, devendo o desmatamento ser medido em períodos anuais. "Este mês específico é um mês ainda de forte desmatamento por causa da época - quando termina a chuva e já começa a seca", disse ela (O Globo, 19/5). Como se o que está acontecendo na Amazônia fosse coisa normal.
estadao.com.br

23/05/2011 - 14h22
Desmatamento vira briga política no Código Florestal; queimadas se aproximam
Edilson Almeida
Redação 24 Horas News
O secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, de Mato Grosso, diz que a decisão do produtor rural de realizar desmatamentos ilegais, pode ter partido de uma interpretação equivocada do Zoneamento Socio-Econômico e Ecológico. A lei sancionada pelo governador tem a previsão em seu artigo 24, que as áreas desmatadas em ambientes de floresta em data anterior a promulgação da lei poderão se utilizar do benefício de redução da reserva legal de 80% para 50% para fins de recomposição, bem como a isenção de recomposição da reserva legal para as propriedades rurais abaixo de quatro módulos rurais.
Alem disso, lembrou que a proposta do Novo Código Florestal contém disposições que geraram muita expectativa na sociedade; como ocorre com a possibilidade de moratória do desmatamento na Amazônia Legal, o que tem feito com que produtores rurais realizem desmatamentos em grandes áreas. “Inclusive utilizando o conhecido "correntão", onde grande volume de recursos naturais têm sido literalmente perdidos" – avalia.
http://24horasnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário